Trabalho de Conclusão de Curso - Gestão de Projetos Web
Olá Pessoal! Meu nome é Luis Cameroon e trabalho com internet desde 1998. Sou fascinado pela interação
homem-computador e meu objeto pessoal é "limpar a internet" deixando fácil para todos usarem.
Gostaria de compartilhar com vocês meu trabalho de conclusão de curso da Universidade São Francisco de Campinas-SP em Gestão de Projetos. E é claro que vou dar ênfase em Projetos Web.
A base do meu TCC é o mapa abaixo, onde descreve todas as etapas de um Projeto Web. Na minha opinião, todas as empresas deveriam seguir esse mapa, o os profissionais de internet deveriam se especializar em uma dessas caixinhas.

Vou tentar ser escrever de forma simples, objetiva e de fácil compreensão.
O que é um Projeto?
Primeiro precisamos entender o que é um Projeto, segundo o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), publicado pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), define projeto como:
"A temporary endeavour undertaken to create a unique product, service or result"
Ou seja "Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo."
O que é Gestão (ou Gerenciamento) de Projetos?
"Project management is the application of knowledge, skills, tools and techniques
to project activities to meet project requirements" (PMBOK, 2005)
to project activities to meet project requirements" (PMBOK, 2005)
Ou seja, a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são melhores descritos em termos de seus processos componentes.
Esses processos podem ser classificados em cinco grupos de processo (Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento) e nove áreas de conhecimento (Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Obtenção).
Cinco Grupos de Processo
O PMBOK usa uma variação do Deming Cycle para a melhoria contínua das etapas de processo:

1. Iniciação. Elementos principais:
* Autorize o projeto
* Cometa a organização a um projeto ou a uma fase
* Ajuste o sentido total
* Defina objetivos top-level do projeto
* Fixe aprovações e recursos necessários
* Valide o alignment com objetivos de negócio totais
* Atribua a gerente de projeto
* Gerência da integração
2. Planejamento. Elementos principais:
* Defina o espaço do projeto
* Refine objetivos do projeto
* Defina todos os deliverables requeridos
* Criar o framework para a programação do projeto
* Forneça o forum para a informação que compartilha para membros e stakeholders da equipe
* Defina todas as atividades requeridas
* Arranje em seqüência todas as atividades
* Identifique habilidades e recursos requeridos
* Estime o esforço do trabalho
* Arrisque a análise e a vacância
* Defina e estime todos os custos requeridos
* Obtenha a aprovaçã0 financiando do projeto
* Planta de uma comunicação
3. Execução. Elementos principais:
* Coordene os recursos, desenvolvimento da equipe
* Garantia de qualidade
* Selecione e aproxime subcontratantes
* Distribua a informação
* Trabalhe a planta
4. Controle. Elementos principais:
* Controle a equipe, stakeholders, subcontratantes
* Performance de medição do progresso e da monitoração (macacão, espaço, programação, custos, qualidade)
* Ações corretivas da tomada se e onde necessitado. Definição e escalation da edição
* Mude a gerência do pedido
* Risk Management (técnico, qualidade, performance, gerência de projeto, organizational, externos)
* Relatórios do performance. Comunicação
5. Encerramento. Elementos principais:
* Finalize atividades
* Fim administrativo para fora (o recolhimento, distribui, informação do arquivo para formalize a conclusão do projeto, aceitação/fim de conexão, avaliação, appraisals do membro, as lições aprendidos)
* Contrato próximo para fora (conclusão do contrato do projeto including a definição de itens abertos e da aceitação formal final)
Nove Áreas de Conhecimento
Uma equipe de projeto trabalha em 9 áreas do conhecimento, com um número de processos básicos, como resumido abaixo:
1. Integração: Desenvolva a carta patente do projeto, a indicação do espaço e a planta. Dirija, controle, monitore e controle a mudança do projeto.Para cada processo, a atividade, ou a prática, uma descrição da entrada, as ferramentas e a técnica e a saída (deliverables) são feitas.
2. Espaço: Planeamento, definição, criação, verificação e controle da estrutura do Break-down do trabalho (WBS).
3. Tempo: Definição, arranjar em seqüência, estimar do recurso e da duração, desenvolvimento da programação e controle da programação.
4. Custo: Planeamento, custo que estimam, incluir no orçamento e controle do recurso.
5. Qualidade: Planeamento da qualidade, garantia de qualidade e controle de qualidade.
6. Recursos Humanos: Planeamento da hora, equipe de projeto empregar, tornar-se e controlar.
7. Comunicação: Comunicação que planeiam, distribuição da informação, performance que relata, Stakeholders controlando.
8. Riscos: Planeamento e identificação do risco, análise do risco (Qualitative e Quantitative), planeamento da resposta do risco (ação) e monitoração e controle do risco.
9. Obtenção: Aquisição e planta, respostas e seleção dos Sellers, administração do contrato e fechamento contraindo-se do contrato.
PMBOK para Projetos web
Um das desvantagens do PMBOK para projetos web é que ele é complexo demais para para projetos pequenos. E quando falamos em Internet tudo acontece com um dinamismo incrível e acaba não compensando implementa-lo.
Para projetos web de grande porte o PMBOK têm que ser adaptado na área de aplicação, tamanho/espaço do projeto, tempo/orçamento e os requisitos de qualidade.
Gestão (ou Gerenciamento) de Projetos Web
Bom, vamos ao que realmente interessa. Vou falar da estrutura completa de um projeto web, abordando a pré-produção, produção, manutenção, evolução e avaliação dos objetivos.
I - Estratégia e Planejamento
1. Estratégia processo
2. A fixação de objectivos
3. A avaliação do desempenho e capacidades internas
4. Online marketplace análise
4.1. Cliente de Investigação
4.2. Benchmarking dos concorrente
4.3. Análise Intermediária
4.4. Web analytics
II – Design centrado no usuário e usabilidade
1. Audiência de investigação
1.1. Tipos de audiência
1.2. Motivação da audiência e comportamentos
1.3. Processo de design centrado no usuário
1.4. Design modelado
2. Técnicas de usabilidade na web
2.1. Monitoramento dos olhos
2.2. Foco em grupos (Target)
2.3. Teste usabilidade
2.4. Pesquisas e questionários
2.5. Opiniões de especialistas
3. Design do site
3.1. Layout (wireframes e templates)
3.2. Tipografia
3.3. Cor, Clima e Personalidade
3.4. Design Web 2.0
III - Acessibilidade e Padrões Web
1. Acessibilidade - Normas
2. Acessibilidade - Orientações de implementação
3. Acessibilidade - Páginas de ajuda
4. Site amplo com suporte a acessibilidade (access key)
5. Acesso as Plataformas
5.1. Resolução da tela
5.2. Suporte aos navegador (Cross-browser)
5.3. Layout líquido
6. Padrões Web (W3C)
6.1. HTML e XHTML
6.2. Scripts e Rich Applications (RIA)
6.3. CSS (Cascading Style Sheet)
6.4. Benefícios (Tableless)
IV - Arquitetura de Informação
1. Links Interno (Rotulação)
2. Otimização das páginas
3. Search Engine Optimization (SEO)
4. Busca e pesquisa no site
5. Sitemap e indexação do site
6. Melhores Práticas de Localização
7. Navegação Principal e Secundário
8. Navegação de rodapé
9. Navegação por migalhas de pão (Breadcrumbs)
10. Análise das informações de procura
V – Design Persuasivo e Copywriting
1. Persuasão por elemento da página
1.1. Cabeçalhos e rodapés
1.2. Chamadas
1.3. Banners
1.4. Navegação
1.5. Página principal (Home page)
2. Persuasão por tipo de página
2.1. Páginas de Produtos
2.2. Páginas categoria
2.3. Copywriting
2.4. Páginas de saída (Erro 404)
3. Web analytics
3.1. Principais relatórios e perguntas
3.2. Ferramentas de teste (testes variados)
3.3. Ferramenta de configuração
3.4. Ferramenta de seleção
VI - Implementação e Gestão
1. Seleção das agências para apoio ao website
2. Leis vigentes (requisitos legais)
3. CRM (Customer Relationship Management) e personalização
4. Desempenho e Disponibilidade
5. Requisitos Técnicos para o website
6. Documentação
VII - Manutenção e Avaliação
1. Manutenção
2. Acordo com nível de serviço
3. Guia de Estilo
4. Análise e avaliação
5. Métricas e apresentação de relatórios
VIII - Objectivos do Site
1. Vendas
2. Liderança
3. Favorabilidade da marca
4. Experiência do usuário (UX)